terça-feira, 30 de novembro de 2010

E de onde vem aquela vontade de comer doce?

Sabe aquela vontade de comer qualquer coisa doce que apareça pela frente, principalmente no finalzinho da tarde?
Pois é, isso acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão em desequilíbrio, evento que chamamos hipoglicemia. Acaba que o organismo se torna vítima de um efeito gangorra, porque ora os níveis de açúcar estão altos, ora baixos demais e aí aparecem sintomas como fraqueza, suor frio e aquela necessidade incontrolável de comer doces...
Só que o açúcar provoca um aumento rápido de glicose sanguínea, que aumenta rapidamente a produção de insulina, que por sua vez, vai retirar rapidamente também o excesso de açúcar do sangue. Daí a razão da gangorra.
Existem alguns micronutrientes envolvidos no metabolismo da glicose, como o manganês, o magnésio e o cromo. A deficiência de qualquer um deles provoca o desejo de consumir o açúcar de maneira compulsiva e se esta situação se prolonga, surge a obesidade. O cromo tem papel fundamental nesta regulação, pois age potencializando a ação da insulina, ou seja, melhora a captação da glicose.
O consumo exagerado de alimentos refinados e industrializados é altamente prejudicial, pois com o beneficiamento dos cereais perde-se completamente o cromo. Portanto a melhor maneira de acabar com a dependência química do açúcar é cortar de vez o consumo de alimentos refinados, como pães, doces, balas e massas. Troque tudo isso pelas versões integrais: pães e massas integrais, frutas e verduras frescas. Saiba que o inhame, batata doce e abóbora são ótimas fontes de carboidratos e não elevam os níveis de glicose no sangue.
Fazendo assim você conseguirá aos poucos melhorar muito sua saúde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário