sexta-feira, 24 de junho de 2011

Corpo enxuto

Bom, este é um título realmente atrativo.
Na revista SAÚDE deste mês de junho de 2011 foi publicada uma matéria interessante sobre o resveratrol, um antioxidante natural das uvas roxas. Segundo a publicação, cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, observaram que o resveratrol estimula a liberação da adiponectina, um hormônio produzido pelas células de gordura, que favorece a ação da insulina, diminuindo o ganho de peso e as chances de desenvolver o diabetes do tipo 2.
Falta ainda estabelecer qual a quantidade desse antioxidante seria necessária para o consumo em humanos e também, maneiras de melhorar seu aproveitamento pelo organismo, já que ele é eliminado com facilidade.
A recomendação atual é de duas taças de vinho tinto por dia, para homens e uma taça para mulheres.
Há evidências de que o resveratrol pode proteger vários órgãos, como coração, olhos, cérebro e intestino; equilibrando as taxas de colesterol, evitando surgimento de vasos sanguíneos anormais, diminuindo a chance de ocorrer um acidente vascular cerebral e impedindo a formação de tumores no intestino.
Lembrem-se que o suco de uva industrializado e um cacho de uvas do tipo roxa também contém resveratrol em menores quantidades que no vinho, mas podem substituir bem o vinho, no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário